31/03/2013

Como desenhar cena de ação.


Essa postagens, quero tratar como mais simples possível. Vou falar em como fazer uma cena de ação ter ação sem você perceber.

Em primeiro lugar a criação de um mangá na verdade é indefinida, cada pessoa cria sua história do jeito que quiser, como quiser e isso não define o sucesso, se tivéssemos um padrão para o sucesso, não ia existir histórias boas, (mangás bons), todos seriam iguais.
Quando fizer seu mangá, apenas lembre-se de uma única coisa, faça a história que você gosta, crie os personagens que te atrai, não pense MUITO em agradar a todo mundo, pense também em satisfazer o seu desejo, pois com essa tese você com certeza agradará alguém que tenha o mesmo gosto que o seu. (Isso existe? Existe alguém que tem o mesmo gosto que eu?). Existe, uma vez que você olha pra sua estante de mangás e vê quanto mangá foi feito a seu gosto, com certeza quem o fez não quis somente agradar você mas sim TEM o mesmo gosto que o seu.

Bom, pulando pra parte rápida da postagem, apenas quero que lembre-se que nada é padrão, mas há muito tempo que venho guardando isso sobre cenas de ação e queria dividir.
Sabe quando um determinado herói vai matar alguém, ou alguém vai morrer, ou alguém vai dar um tapa na cara de alguém, alguém vai pular alto pra se exibir, sempre tem um quadro que foca no rosto de um determinado personagem e outro no herói da ação (às vezes tudo acontece com o herói da ação).
Eu andei observando e é bem simples de entender porque, quando assistimos a um anime a montagem de movimentos para determinada cena é quadro a quadro, isso exige que você saiba desenhar cada movimento que o corpo há de realizar, porém no mangá, além de termos pouco tempo e espaço, temos que correr com a ação, um espadachim não pode matar um vilão (isso no mangá) em 3, 4 folhas, o leitor já sabe que o vilão será cortado, e se ao virar a página ele encontrar o vilão todo fatiado, ele se surpreenderá pois na sua cabeça (ao ver o vilão fatiado) ele já captou os movimentos que o herói fez. (pura ilusão de ótica). É onde entra o quandro que citei acima, toda ação mostra alguém olhando, se assustando, gritando, enfim, um quadro que mostra somente o rosto antes da ação acontecer ou já estar acontecendo.




Nessa página do mangá (Samurai Champloo) antes do Mugen (personagem principal) matar alguém, há um quadro de alguém olhando. SPOT! Não há um quadro de alguém olhando, e sim um quadro que foca em alguém ou algo para que despiste o leitor dos movimentos que o Mugen deveria ter feito antes de chegar a aquela determinada ação. Isso também vamos ver nos quadros abaixo.




Mas primeiro uma coisa legal e curiosa, é que essas determinadas cenas de ação (ou foco de explosão da página) ocorrem sempre da página direita para a página esquerda, no ato de você virar a página sempre alguém será focado (ou o próprio personagem será focado) e ao virar a ação já estará acontecendo.
Em Slan Dunk eu não vi o Sakuragi pisar com um impulso forte no chão para num piscar de olhos estar quase voando para fazer a cesta, porém para nossa ilusão foi isso que o nosso consciente imaginou, sem percebermos, o mais legal é que não cobramos que a ação seja perfeita nos mínimos detalhes, nossa imaginação encarrega-se de criar o que não foi desenhado.




Outra página de um outro mangá, de outro artista que acontece a mesma coisa, é focado o rosto de alguém e de repente ao virar a página (ou na mesma página) CABUM! A tragédia aconteceu, mas poderia ser “o milagre aconteceu”, isso vai de cada história.




Outro que não canso de ver isso é no mangá GA-REI. Adoro esse mangá e mesmo expondo essa minha curiosa descobertinha, acho as cenas de ação muito bem construídas, como eu falei, isso não é padrão e não quer dizer que fica bem colocar em cada página que lê ou a vira, mas para nós iniciantes e apaixonados por mangás, é uma bela dica para colocarmos nos nossos! Se você já percebeu que isso acontecia, descreva aqui o que pensa e se não percebia também.  ^ ^



Nenhum comentário:

Postar um comentário