24/03/2015

Cartunista Renato Machado.

Um dia desses entrei em contato com o Cartunista Renato Machado, questionei sobre sua profissão, qual melhor caminho podemos tomar e as dificuldades do mercado para ser um cartunista, incrivelmente recebi um ótimo retorno e com base nisso estou trabalhando na mudança do traço ou mesmo procurando identificar-me a um traço que fuja do estilo mangá como ele mesmo que aconselhou e trabalhar em algo meu. Vou postar o retorno pois para outros pode ser algo de grande ajuda com relação a profissão de cartunista. segue:

Cartunista Renato Machado


Oi, Diego! Tudo bem?! Primeiro quero agradecer o contato, mesmo achando que não sou nenhum mestre em desenho ao ponto de poder dar dicas! Mas fico lisonjeado, rs. Bom, o caminho é desenhar! Se você quer transformar isso em profissão, em um meio de vida, é preciso desenhar. Quanto mais você desenhar, mais prática você vai ter. Hoje, existem muitas maneiras de mostrar seu trabalho...A internet está aí... E é isso aí... mandar sempre que puder seus trabalhos para as editoras... até que um dia você consegue um sim. Quanto a “avaliar seu trabalho” é muito difícil. Como disse antes, não sou nenhum mestre em desenho. Eu dei uma olhada no seu blog, achei legal. Bom, eu vou dizer uma coisa por experiência própria... para conseguir um espaço no mercado, você precisa ser original e insistente. Quando digo em ser original, é o seguinte: reparei que você tem estilo meio mangá. É legal, mas não é original, já existe muito disso por aí. O mercado procura coisas originais e quando você apresenta algo que já tá por aí, não desperta muita atenção dele, entende? Quando comecei a desenhar, eu tinha uma influência maligna do Laerte e, principalmente do Angeli. Meu desenho era muito igual, apesar de ter minhas próprias ideias. Com o tempo fui adquirindo minhas próprias soluções gráficas, estilo próprio. E vivo em constante transformação. Não me acomodo, estudo, experimento novas técnicas... Meu desenho não é uma inovação, mas é um traço meu...e isso eu consegui com o tempo... Pense em um Ziraldo, Glauco, Henfil...você não precisa ver a assinatura para saber que é um desenho deles...o traço já é a assinatura... É isso...Espero que consiga seu espaço!
Forte abraço, 
Renato Machado


Esboços dos desenhos que ando fazendo pra conseguir um traço com a minha cara.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário